Anterior
Digital Portfolio

São Tiago

Por volta de 1708, bandeirantes espanhóis que ali chegam, à procura de ouro na Fazenda das "Gamelas" e na Fazenda da "Vargem Alegre", fundaram o primeiro núcleo populacional que hojé é o município de São Tiago conhecido em todo Brasil como a Cidade do Café com Biscoito.

São Tiago localiza-se na região sudoeste do estado, na zona de Campos das Vertentes, contituindo da sede e de um distrito que é Mercês de Água Limpa. A 200 km de Belo Horizonte, capital do estado, compreende uma área de 571 Km², com uma população de 10.671 habitantes.

Quem sou eu

Nasci em Belo Horizonte mas tenho por São Tiago um carinho muito especial. Cidade repleta de paisagens exuberantes que proporcionam, até mesmo aos mais amadores fotógrafos, momentos inesquecíveis.

Américo Vivas

A Cidade

São Tiago está localizada na região do Campo das Vertentes, a cerca de 200 quilômetros da capital, Belo Horizonte. As principais rodovias que servem o município são a BR-381 e BR-494. O povoado, que se transformou no atual município, foi fundado por bandeirantes espanhóis no ano de 1708.

A cidade possui o mesmo nome de seu padroeiro, santo muito popular na Espanha. Os primeiros habitantes da região teriam se fixado, na busca por ouro, ao redor de uma capela erigida em homenagem ao santo na fazenda denominada "Fazenda das Gamelas" (situada entre o rio do Peixe e Jacaré).

Em 1802, já figurava numa relação de arraiais do termo da Vila de São José. Em 1849, São Tiago se torna distrito de São João del-Rei, e, mais tarde, de Bom Sucesso. Em 27 de dezembro de 1948, foi criado o município, com território desmembrado de Bom Sucesso, sendo emancipado oficialmente em 01 de janeiro de 1949.

Igreja Matriz
Rede Social de São Tiago Portal de São Tiago Comunidade Orkut de São TiagoPortal de São Tiago

Fotos

Totas as fotos foram tiradas em São Tiago e região. São Tiago possui um distrito denominado Mercês de Água Limpa (Capelinha), além de doze povoados na zona rural: Capão das Flores, Fundo da Mata, Tatu, Patrimônio, Chapada, Córrego Fundo, Jacaré, Cajengá, Germinal e Povoado dos Melos, duas destas comunidades tem características quilombola são elas São Pedro das Carapuça e Içara.

Fotos

Contato

Para entrar em contato enviando criticas e ou sugestões utilize o formulário abaixo.

As mensagens serão enviadas para americo@techinfo.com.br

O preenchimento de todos os campos é obrigatório.

Contato
Contato
Próximo